Oolho é um dos sentidos mais importantes do corpo e demanda muitos cuidados. Porém, medidas simples podem, além de preservar a saúde dos olhos, evitar acidentes oculares domésticos. Mas, se o acidente for iminente, não hesite: procure um oftalmologista imediatamente!
Segundo dados do Ministério da Saúde, estima-se que 110 mil crianças precisem ser hospitalizadas por ano em decorrência de acidentes domésticos. Dentre esses, os acidentes oculares são muito comuns.
Acidentes domésticos, geralmente, são ligados a acidentes com crianças. Isso porque os pequenos estão em fase de descobertas e querem tocar em tudo o que veem pela frente. Apertam, cheiram, comem, etc. Além disso, o ambiente doméstico abriga perigos em todos os cantos: podem estar na cozinha, se uma panela estiver com o cabo para fora do fogão ou uma faca esquecida em cima da bancada. Diante disso, a atenção aliada a uma informação correta e precisa podem ser ferramentas muito úteis para prevenção de acidentes no lar; caracterizado, na maioria das vezes, como um local seguro.
Selecionamos algumas dicas simples que podem evitar acidentes dos considerados mais simples aos mais graves, como a perda da visão!
- A organização dos ambientes deve ser bem pensada, com materiais de limpeza e medicamentos, por exemplo, sempre fora do alcance das crianças. Saponáceos, desinfetantes e outros produtos de limpeza podem causar queimaduras oculares se caírem diretamente nos olhos;
- Brinquedos pontiagudos, quinas de mesas e pias oferecem grande risco de perfuração dos olhos. Nos casos de acidente, a melhor atitude é levar a criança imediatamente para o hospital, para que um especialista analise o caso e, se for necessário, retire o corpo estranho. Os pais não devem tentar remover o objeto;
- Nos casos de ciscos, areia e pelos de animais, por exemplo, os olhos devem ser lavados com água corrente. Não se deve tentar retirar o corpo estranho manualmente, para não correr o risco de causar ou agravar uma lesão na córnea, aumentando a irritação. Caso a limpeza com água corrente não resolva, o acidentado deve ser levado ao oftalmologista.
Mas, muita atenção!
Sintomas como: ardência, vermelhidão, dores e inchaço nos olhos causados por lesões nem sempre aparecem logo após o acidente. Em alguns casos, eles demoram um espaço maior de tempo para se manifestar. Por isso, é fundamental procurar um oftalmologista sempre que houver um acidente ocular, por mais simples que pareça, só este profissional poderá avaliar a gravidade do caso, diagnosticar com precisão os danos causados e indicar o tratamento adequado.
Fonte: Revista Veja Bem
Comentar