A oftalmologia é uma especialidade da medicina que avançou muito em termos de tecnologia nos últimos anos. Novos exames para diagnóstico e acompanhamento surgiram, assim como novos tratamentos, medicações e recursos. Por causa disso, os pacientes saem das consultas com pedidos de exames oftalmológicos complementares. Veja abaixo quais você pode fazer aqui no Instituto da Visão Laser.
A Angiofluoresceinografia é indicada para o acompanhamento de pacientes com retinopatia diabética, alterações na retina por hipertensão arterial, alterações da mácula (DMRI), tumores oculares e oclusões vasculares retinianas.
Exame indicado para pacientes que serão submetidos à cirurgia de catarata, cirurgia refrativa de alto grau de miopia ou hipermetropia.
O exame é indicado, principalmente, para pacientes que serão submetidos à cirurgia de catarata ou fixação secundaria de lente intraocular.
É indicada para acompanhamento de pacientes com neuropatias, glaucoma, alterações na retina e que realizaram plástica ocular.
A Gonioscopia é indicada para diagnosticar glaucoma, traumas oculares e tumores na íris.
Importante na investigação de retinopatias diabética e/ou hipertensiva, tumores, descolamento de retina e outras.
O exame é indicado em pré-operatório de cirurgias intraoculares, como a cirurgia de catarata, de glaucoma, de transplante de córnea, assim como nas degenerações e distrofias da córnea.
É dirigido para pacientes com baixa acuidade visual e aqueles que realizarão cirurgia de catarata ou transplante de córnea.
A Paquimetria Ultrassônica é indicada para medir a espessura da córnea por meio de uma sonda de ultrassom.
O Pentacam faz o mapeamento completo da córnea, como curvatura, espessura e elevações, medição da profundidade da câmara anterior e diâmetro corneano. Além disso, fornece imagem tomográfica do segmento anterior.
Exame de imagem que fotografa áreas do fundo do olho, importante no diagnóstico e acompanhamento de retinopatias e neuropatias ópticas, como glaucoma.
Observa o fundo do olho em recém-nascidos e crianças, sendo capaz de diagnosticar doenças como catarata congênita, retinoblastoma e retinopatia da prematuridade.
Para o acompanhamento e diagnóstico de doenças da córnea, como o ceratocone, degenerações e distrofias de córnea e erros refrativos (astigmatismo e miopia). Também é útil para adaptação de lente de contato, principalmente as lentes rígidas.
Exame que avalia as estruturas intraoculares importante para diagnosticar doenças como descolamento de retina, hemorragias, luxação de cristalino e lesões inflamatórias, sendo indispensável na definição de tumores intraoculares.
Exame que avalia doenças vasculares da retina e coroide, que não utiliza contraste e pode ser realizado sem a necessidade de dilatação. Avalia também segmento anterior e córnea.