Mesmo com o avanço da vacinação, a pandemia ainda impacta o andamento de cirurgias oftalmológicas no Brasil. Segundo um levantamento realizado pelo DATASUS, devido à reserva de leitos para a covid e a suspensão de cirurgias eletivas, de 2019 para 2020, houve uma queda de 576 mil para 357,8 mil operações de cataratas no país.
Esses dados chamam atenção porque essa é a doença oftalmológica que mais causa cegueira no mundo e, todos os anos, 120 mil brasileiros são diagnosticados. Além de 769 mil já terem perdido a visão por conta dela. E principalmente porque a cegueira por catarata pode ser evitada através de cirurgia, o único tratamento para a doença.
“A cirurgia é realizada por meio de um método denominado facoemulsificação, que por uma microincisão, fragmenta o cristalino opaco em pedaços bem pequenos, que são aspirados imediatamente. Em seguida, o cirurgião introduz a lente que irá substituir o cristalino. Geralmente, a cirurgia demora em torno de 20 minutos e não causa grandes incômodos ao paciente”, explica o Dr. Álvaro Salles, responsável técnico pelo Instituto da Visão Laser, em Barra Mansa – RJ.
O diagnóstico
A catarata é consequência do envelhecimento natural do cristalino e, por isso, esse é um problema muito frequente na população idosa. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), 70% das pessoas terão catarata entre os 60 e os 69 anos.
Porém, fatores genéticos, congênitos e metabólicos, como diabetes, e acidentes na cabeça ou pancada fortes nos olhos também podem causar a doença. Além disso, também existe a catarata congênita, que responde por 40% dos casos de cegueira na infância.
Os sintomas
Por não causar dor, os sintomas da catarata podem demorar um pouco a aparecer. Sua principal característica é a diminuição da visão, porém outros sinais que podem surgir são:
- Dificuldade para dirigir a noite
- Dificuldade com leitura
- Alteração na cor do olho
- Sensibilidade à luz
- Mudança frequente no grau os óculos
Para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado, é necessário fazer uma consulta com um oftalmologista, que saberá indicar o melhor método de cirurgia para restaurar a visão do paciente.
Além de devolver a independência e qualidade de vida aos pacientes, a cirurgia de catarata também promove o bem-estar e segurança das pessoas, já que, enxergando perfeitamente, os riscos de acidentes domésticos diminuem. E para quem deseja maior independência no uso dos óculos, quando feita no momento certo, a cirurgia pode garantir essa liberdade.
Para o sucesso da operação, o Instituto da Visão Laser conta com um corpo clínico altamente competente e comprometido, além de aparelhos tecnológicos de última geração para garantir a saúde dos olhos e um centro cirúrgico próprio.
O centro cirúrgico
Com mais de 10 anos de dedicação à saúde dos olhos e bem-estar dos pacientes, o Instituto da Visão Laser conta com tecnologia avançada e uma equipe oftalmológica altamente especializada para atender cada caso.
Com salas para exames e centro cirúrgico próprio, o paciente pode agendar a consulta, fazer os exames solicitados e realizar a cirurgia no mesmo local, ou seja, o mesmo profissional que atendeu o paciente no primeiro exame será o que vai realizar a cirurgia, o que garante ainda mais confiança, segurança e sucesso no procedimento.
Esse centro cirúrgico foi desenvolvido para atender as necessidades da especialidade, com todos os protocolos de segurança de um centro cirúrgico geral, porém fora do ambiente hospitalar, melhorando a experiência do paciente.
Para mais informações sobre a cirurgia de catarata, entre em contato com o Instituto da Visão Laser.
Ligue: (24) 3323-9800 ou (24) 99307-0124.
Comentar